domingo, 3 de abril de 2011

Duas belas manchas

Para um míope a realidade é mais expressionista, ou impressionista dependendo do tamanho do déficit visual, do que para a maioria. O mundo é antes de mais nada uma bela mancha com a qual interagimos, nós os míopes. Ao longo de já não tão pouco tempo de vida, fui aprendendo a usar vários tipos de óculos na sempre inútil tentativa de tornar meu exterior menos mancha, menos caos, menos enigma. Existem óculos-ideologia, óculos-posição social, óculos-ocupação profissional, óculos-família, óculos-óculos, e tantos outros ora aqui engavetados sob minha mesa. Somos então forçados a ver o mundo através desses muitos óculos que escolhemos para usar. Vamos nos notabilizando pela habilidade de trocar de óculos ou de usá-los em sobreposição para tentar achar um melhor foco, tornar o mundo mais nítido. Mas há sempre um momento em que tiramos os óculos e nos deparamos com a mancha que a realidade das coisas se torna para nós. Há este mágico instante em que nos entregamos ternamente aos doces e sedutores lábios da incerteza e da imprecisão. São duas belas manchas que nos abraçam e envolvem e logo partem já deixando saudade. É quando chega o momento de viver conformado com um mundo-mancha, um mundo que flui tão ávido que não se pode delimitar fronteiras. Um mundo em que as cores oscilam, as pernas vacilam, as palavras se rarefazem e tudo é menos certo que provável. Neste mundo não se anda, nada-se. É um mundo sem conceitos, prefeitos, perfeitos e tal. Mas com muitos defeitos, tantos que já nem importam, pois quando se está sem óculos é porque já não se tem a pretensão do acerto. É mundo-mancha pô. Hiato de rotinas, fresta de cortinas e um engasgo das sinápses. Mundo-mancha. Depois disso vem o sono e no outro dia, os óculos.

M.U.C.C.

5 comentários:

Unknown disse...

Vivo no mundo-mancha, vivo e adoro.
Recuso-me a ver através dos meus óculos-óculos.
Sou míope, mas isso não me faz cega.
Eu ainda vivo no mundo-mancha...

Marcão disse...

aproveite enquanto dá para ficar só na mancha!

Analu disse...

Eu vejo e posso ser vista, independente da luz, da cor ou da nitidez... Mas a cruz da imagem quista não é coisa que olho registra, por isso já teve quem disse mais de uma vez que ver não é só pra quem olha, aliás, não ver com os olhos as vezes revigora toda a nitidez de qualquer tempo. Então se eu tiro meus óculos, não é porque tento ficar mais cega, porque isso é bobagem... Mas é pra mudar o ponto de vista e redefinir minhas manchas, o que é realista e o que é miragem.

Marcão disse...

sempre os lindos os seus pitacos ana!!!!!

Chico disse...

Me lembrou um amigo meu, que vive perguntando porquês. Ele é míope também - em tudo que ele vê falta definição.