domingo, 27 de junho de 2010

a lógica da lagartixa encurralada

Usar animais como alegoria da vida é clichê eu sei, mas vou insistir na idéia sem medo de ser feliz, ou de soar como livro de auto-ajuda. Afinal os animais são ótimas fontes de inspiração, sem eles não teríamos Tom e Jerry, Papa-léguas, o ursinho Poo - esse era dispensável. O que seria das professoras infantis sem o lobo-mau, sem as raposas das fábulas de Esopo e Fedro, ou ainda como poderíamos dormir sem as ovelhas que incansáveis pulam cercas que não as separam de lugar algum? Aliás, essas ovelhas praticam hipismo?

Observar o comportamento dos animais pode ser grande fonte de reflexão se pensarmos bem. Diz-se que o sumô surgiu a partir da observação das brigas dos ursos, assim como nas técnicas de Kong-Foo da de outros animais (quem não entendeu veja: PANDA, Kong-foo. Nas melhores locadoras ou barraquinhas de filme pirata).

Ontem enquanto tomava banho tive um encontro inusitado. Vi sair do canto direito do box uma mínima lagartixa quase transparente. Ela deslocou-se rapidamente pelo chão, atravessando todo o espaço molhado em que tomava banho e se escondeu na outra extremidade. Fiquei meio espantado, seus movimentos lembram os de seus parentes répteis maiores. De repente um micro-jacaré atravessando seu banheiro é um fato meio incomum, convenhamos. O bicho se acomodou em seu novo espaço e eu continuei meu banho. Até esqueci de sua existência. Até que as meninas aqui de casa foram tomar banho... Travamos uma verdadeira cruzada contra a pequena forasteira para que os banhos terminassem.

Este evento é irrelevante e ordinário eu sei, mas algo me fez pensar. No meio da peleja contra a terrível fera ela perdeu a calda. Minha filha explicou, me fazendo lembrar o "Mundo de Beackmann", que as lagartixas fazem isso quando sentem-se extremamente encurradas. Fazem isso para confundir o predador. O estranho é que a multilação acaba levando o animal à morte. Ela não sobrevive por muito tempo depois de perder a calda. A pergunta é , por que perder a calda então? Calma biólogos, é só uma alegoria...

Essa reação é interessante.  A lagartixa não faz como a abelha que como última alternativa fere seu adversário, mas também morre logo em seguida. A Abelha é como aquelas pessoas que quando percebem que vão ser jogadas na piscina não lutam para se salvar, mas para levar junto aquele que empurra. A abelha tem um quê de Kamikase. A lagartixa é diferente.

Ela percebe que não pode vencer seu opositor e ao invés de reagir passionalmente como a abelha adota uma racionalidade pragmática de retardar ao máximo o suspiro final.Se não posso vencer nem fugir ganho tempo. Ela não se entrega docilmente, nem estribucha amargurada e raivosa, ela procrastina o encontro com o pior. Retarda a dentada que a multilará, multilando-se calculadamente.

Os animais sempre criam maneiras de enfrentar a morte, além da abelha e da lagartixa, podemos pensar no cordeiro e sua aceitação estóica, no porco e sua resistência militante ou ainda no boi e sua pacividade alienada. Predadores não faltam em nossas vidas, uns vem de fora e outros crescem por dentro, será possível vencê-los todos? Se não, como você reage ? Como lagartixa, abelha, porco, boi ou cordeiro?

Confesso que nesta noite de sábado ao ver a pequena lagartixa dar seus últimos suspiros, me vi um pouco presente em seu comportamento.

M.U.C.C.

4 comentários:

Luiz Fernando Candido disse...

POH Professor , sem querer ferir sua sabedoria, MAS lagartixa Não morre quando perde o rabo, ela o "destaca", com essa intensão, mesmo, a de confundir o predador. Mas o rabo dela cresce denovo. Felizmente ou não, é assim.

bb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcão disse...

O luiz fernando,

realmente eu me deixei levar pelo caso da minha lagartixa que morreu depois de perder o rabo, mas pesquisando nos oráculos da internet você realmente está certo biologicamente. O texto aqui em questão é uma pequena alegoria.

Blue disse...

Marcão, muito legal o seu blog.Gostei da sua divagação alegórica com os animais, mesmo errando o fato da lagartixa não morrer depois de perder o rabo(li o comentário do Luiz Fernando).Mesmo assim, interessante =D.Meio que mudando de assunto, entre nesse blog http://www.porradacultural.blogspot.com/, acredito que você irá gostar.É de um professor de história de SP que dá aula pra uma das minhas irmãs no cursinho objetivo de Sorocaba.
Obs.:O seu blog está nos favoritos já.
Grande abraço,
André Miyoshi