sábado, 29 de outubro de 2011

Distância e Proximidade

Um genocídio de formigas não fará manchetes de jornal. Nem levará gerações de historiadores a refletir sobre suas origens e consequências. Assim também a beleza de um ser não se pode conhecer verdadeiramente antes de se aproximar dele a mais ou menos um palmo. Sentimos numa relação de aproximação e afastamento. Gostar, amar, apiedar-se é chegar mais perto.

Não há situação mais clara para representar isso do que cruzar a calçada para não encontrar alguém ou para provocar o encontro. Quando era aluno, me habituava a ver meus professores à uma certa distância. Normalmente eu sentava no fundo, não por comportamento, mas por tamanho mesmo, e de lá eles tinham uma determinada proporção e suas expressões eram reinterpretadas por mim de uma certa maneira. Era muito curioso que quando eles se aproximavam para olhar a tarefa ou coisas assim eu percebia que eles não eram como eu imaginava. A textura da pele, o contorno dos olhos e as expressões mudavam muito. Eles passavam a ter outro significado depois que se aproximavam.

Assim também hoje com meus alunos, não há como estar próximo de todos , mas sempre existem aqueles que são mais corajosos, atirados, ou que pelo passar natural do tempo vamos nos tornado mais próximos. Esses deixam de ser alunos, passam a ser amigos. Gostaria de ser assim com todos, mas não há como. Entre os doze apóstolos de Jesus Pedro, Thiago e João pareciam mais próximos. E eram apenas doze. Resta-nos, ao vê-los formados, sonhar que voarão e serão felizes.

Pode ser que se desenvolva afeto por pessoas sem a menor proximidade. Mas nada que se compare a estar a um palmo de distância. Só se conhece a verdade dos grandes pintores quando podemos esquecer suas imagens e só ver as pinceladas. Só conhecemos de fato um compositor quando nos arrogamos a tarefa de tentar executá-lo. Os planos abertos são bonitos no cinema, mas o amor é sempre um close.







M.U.C.C.

5 comentários:

Daniel Vinha disse...

Veio-me à mente você cheirando a giz, com os braços abertos(você é muito grande de perto, é até assustador!), sorriso de orelha a orelha, dizendo SATISFAÇÃÃÃÃÃÃÃOOO!
Aliás, este foi o meu estado ao terminar a leitura de seu texto!

Marcão disse...

Lindo o depoimento daniel, obrigado querido!!!!! Abraço à você!!!!!!!! Que é um desses que chamo de amigo!!

Valdir Pimenta disse...

cada vez mais me convenço das escolhas que fiz, embora minha existência seja bastante mutante. esse universo que vivemos me encanta sempre. e o comentário do teu aluno foi milimétrico...rs. abraço.

victor disse...

espero que o proximo ano passe bem devagar!!! não gosto da ideia de nunca mais ver certas pessoas, como voce!!!! MUITO BOM ESSE TEXTO...satisfação imensa em ter lido!!! haha

Marcão disse...

É valdir o jeito é agente aprender a gostar do negócio!!!!! abraço!
Valeu Victor, muito obrigado e até a próxima aula!!!!!