segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um presente!

Preciso escrever algo. Rápido. O mundo não espera, nada espera. Preciso rapidamente correr os dedos por este teclado já tão meu, tão eu, tão mim. Vejo as coisas mudando tanto, as surpresas, sempre elas, nos pegam primeiro do que poderíamos antever. Não consigo ver o mundo de outro modo.

Hoje saí para comprar um óculos novo e voltei com uma camisa. Num botequim conheci um velho bêbado que foi pianista de Nelson Gonçalves e estudou com Leminsky, e não era mentira! O nosso entorno nos muda, é inevitável. As coisas são sempre outras, sempre novas, sempre frescas. E Nenhuma idéia me parece tão absurda como as que querem prever, antecipar ou predeterminar. Eu me nego. O mundo é fresco e imprevisível. Isso é desesperador se pensarmos que não há certeza alguma diante de nossos olhos, por outro lado, a porta aberta da esperança é giratória rodopia e sempre se abre. Há sempre chance de mudar, de ser diferente, de ser outro. Fernando Pessoa dizia lindamente: nada é, tudo outra.

Lembro-me de Jorge Luis Borges que dizia, claramente se remetendo ao velho Heráclito:

Mirar el río de tiempo y agua
y recordar que el tiempo es otro río,
saber que nos perdemos como el río
y que los rostos pasan como el agua.

M.U.C.C.

5 comentários:

Daniel Vigna disse...

Que bar é esse que você encontrou esse cara? Poxa, deve ter sido uma conversa daquelas que nunca mais sairão da memória...Que inveja!

Valdir Pimenta disse...

me lembra foucault sobre a experiência, onde ela só é quando saímos transformados em nós mesmos....isso ai marcão...precisamos nos ver pra botar os devaneios em dia....

Petrus Ebrium disse...

Porra Urso! O que Jorge Luis Borges dizia era: "Dou um passo e o horizonte dá um passo... dou outro passo e o horizonte dá outro passo... o horizonte serve pra isso, pra eu continuar andando..."

Analu disse...

Fazendo mais citações de Pessoa.. "Sei que me espera qualquer coisa, mas não sei que coisa me espera" e ficamos "perante esta única realidade, que é o mistério" restando apenas dizer: "Vou atirar uma bomba ao destino". E atiramos, "ninguém sabe nada".

Marcão disse...

o maior orgulho que tenho deste blog são desses comentáristas tão ilustres e qualificados! satisfação amigos!