quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O cochilo de Pitágoras

Fecho as janelas da sala para ver se abro as do pensamento, sem querer trocadilhar. Depois de quanto tempo delas fechadas posso me sentir sozinho? Depois de quanto tempo sozinho devo encostar os dedos neste teclado? Hoje entre a distância de uma e outra guia da calçada troquei umas palavras com um senhor de sorriso fácil, que me ensinava sobre o tempo e a chuva e o arco-íris. Depois de quantos travessões de diálogo posso considerar o contato como conversa? Pergunto-me isso, porque não sabia se ao completar a travessia devia me despedir ou não do gentil senhor. Não sei se conversamos.

Me perdoe meu improvável leitor com as minúcias que lhe imponho, mas me interessa perceber este ponto cego  da matemática. É a ruína do mundo de Pitágoras. Há uma distância não numérica entre uma troca de palavras e uma conversa, entre um grande grupo de pessoas e uma multidão. Há um intervalo infracionavelmente sólido entre o conhecimento e a consciência, entre mente e o cérebro, entre a inteligência e a sabedoria.

Como é possível mensurar a distância de um sorriso apaixonado para um lascivo? Como perceber se em um rápido abrir e fechar de um único olho sou alvo de um flerte ou devo gritar "truco"! Há um hiato entre o um e o dois que não se resolve com zeros e vírgulas. Existirá sempre um lugar que não se deixa alcançar pelos números e outro ainda mais distante que nem as palavras podem traduzir. Este é o horizonte do artista, ele salta, corre, se esconde, espreita e sempre insiste na esperança de um dia, por uma não-fração de um não-momento, resvalar neste lugar e trazer para o mundo do inteligível o que está em todos e não se deixa compartilhar. Fazer tudo o que só é próprio soar universal.

M.U.C.C.

7 comentários:

Asafe! Gonçalves disse...

É uai! continuemos tentando elevar as palavras ao nível do pensamento...

Mari Iastrenski disse...

Ah, professor, como o senhor mesmo nos ensinou, de acordo com Weber, para saber se a piscadinha foi um flerte ou um sinal de manilha, você deve ir atrás do sentido subjetivo dessa ação humana. Ou o você já se esqueceu? xD asuhaushauhsau

Anônimo disse...

O que é lácivo ?

Unknown disse...

É por estas e outras que, a cada dia que passa, me apaixono mais pelas palavras e me distancio mais dos números. Não confio no exato e inquestionável.
Sempre deliciosos os textos.
Abração, "professor"!

Miss Cookie disse...

É por estas e outras que, a cada dia que passa, me apaixono mais pelas palavras e me distancio mais dos números. Não confio no exato e inquestionável.
Sempre deliciosos os textos.
Abração, "professor"!

Marcão disse...

fico muito feliz quando algo banal como umas palavras trocadas atravessando a rua podem dar pano pra manga ou letra pra crônica, mais ainda quando vejo as pessoas interessadas nessas banalidades. Lascivo refere-se a lascívia, ou seja, incitação ao ato carnal...é o velho weber deu-nos a letra né Mari, mas ainda sim há mais entre o céu e a terra...gracias tambiem amigos asafe e Pat pelos generosos comentários! satisfação!

Anônimo disse...

Professor, vc errou de novo! Eh lascivo, com sc e sem acento.