sábado, 3 de abril de 2010

Deus está nos detalhes!


Há um ditado popular que diz que  "Deus está nos detalhes" pois hoje foi um dia para aprender um pouco sobre isto.
Atribulado com os problemas cotidianos procurava eu uma vaga para estacionar meu carro no centro de Londrina.
Pouquíssimas vagas, buzinas, pessoas por todos os lados. De súbito percebo que gastei o último tostão furado
que tinha e que não poderia pagar "o zona azul", pensei em voltar para casa e continuar a pé a jornada.
Agora você tem que pagar no ato para utilizar a vaga, não poderia contar com a compreensão do fiscal, presumia.
Ainda perdido em meus pensamentos vejo uma vaga que daria para encaixar uma jamanta, não resisti, ela me chamava, por um instante despreocupei-me do dinheiro e do que eu faria para consegui-lo. Sinto que fui levado a rapidamente cruzar as pistas que me separavam da vaga, desviar de um utilitário que estava pelo caminho e tomar posse da vaga. Ainda desatava o sinto de segurança ou qualquer coisa do gênero quando um senhor de aparência ordinária (digo no sentido original do termo) bateu no  meu vidro me chamando a atenção.
Quando me inclinei para ouvi-lo imagina que iria pedir algo, já estava pronto para dizer não. O senhor  me entregou um papel de "zona Azul" e disse que havia sobrado do que tinha pago para o uso de seu carro e que eu poderia utilizar se quisesse! 
Olhei para Amélia, rimos, nos calamos, bibi não entendeu nada. 
Agora já tarde da noite, lembrei de como Deus está nos detalhes
De como aquele homem tão simples, tão simples que poderia ser o próprio Cristo, foi alvo do preconceito de um cristão auto-suficiente que não espera ajuda de Deus, talvez pense não precisar dela, um cristão que olha os outros com certa superioridade, cansado de ser "útil", talvez ressentido em ter que ser útil, no máximo resignado em sê-lo. O sentimento que me toma agora ao lembrar daquele rápido acontecimento é contraditório, consigo ver um erro em mim que antes não via o que é ótimo, mas também percebo esta situação como apenas uma fagulha de um braseiro. Ela representa sentimentos e atitudes que reverberam em instâncias superiores da existência. Deus está nos Detalhes. Em Detalhes cotidianos como dar água a um sedento, acolher um desabrigado, abrir um sorriso, perceber a capacidade espiritual de uma criança.  Quero um cristianismo dos Detalhes, um cristianismo cotidiano, um cristianismo sem gelo seco, sem muitos decibéis, sem muita galhofa gosssssspel! Vamos enfrentar o desafio de caminharmos sem tapinhas nas costas, semeando sem ver a colheita, colhendo sem ver a semeadura.
Encontro-me grato por sentir o cuidado e a provisão de Deus, uma provisão simbolicamente representada por uma hora paga de "zona azul", porém encontro-me chamado para descer da árvore como Zaqueu. Deus corrigi-nos através da manifestação de sua Graça, mistério sem par, ao manifestar seu interesse, seu cuidado, sua provisão, sem que eu estivesse sequer pedindo.Ele nos desarma. Seu amor nos constrange! Dá-me desta sabedoria!
Fernando Pessoa dizia que os "Deuses vendem quando dão", frase utilizada pelo Skank em uma música inclusive, ledo engano.
Demonstra o paupérrimo conhecimento do poeta em matéria de Graça Divina! O meu Deus segundo sua riqueza em Glória tem suprido cada uma de minhas necessidades, mesmo quando não as solicito. Creia nisto!
Você que se identificou comigo, desça da árvore depressa!!! vamos cear com o Mestre!!!!!


M.U.C.C. ( texto de 26/07/2008)

2 comentários:

Unknown disse...

Acredito que essa capacidade de perceber Deus nos detalhes seja algo que nos traga uma alegria constante, algo que nos mostre como a vida é boa com Ele. Difícil de explicar, mas resumidamente, uma sentimento de felicidade que alimenta a vontade de lutar e não desistir. Ao menos é o que acontece comigo.

Grande texto Marcos! Me levou a pensar sobre algumas coisas! Um abraço.

Marcão disse...

é esta a idéia mesmo!!!!
valeu Yuri!